Quanto vale o sorriso de uma criança?
É inestimável, dirão.
Dentro do contexto certo, concordo em absoluto.
E quando o sorriso de uma criança tem um preço marcado? E tem quatro patas?
Hoje fui beber café a uma superfície comercial. Fim de semana, a azáfama habitual de milhares de pessoas a correr de um lado para o outro. Estou de saída e olho por mero acaso para uma loja de animais. Por norma tento não o fazer, porque sempre me causou impressão ver ali os animais expostos tipo peças de charcutaria.
Vejo uma menina toda feliz da vida, acompanhada da avó e dos pais. Fiquei com a certeza que ela finalmente teria o cãozinho que devia andar a pedir aos pais desde que gatinhava. E de repente, olho mais atentamente para a montra.
850€.
E de repente, dou por mim a pensar em todos os animais que são abandonados diariamente por esse país fora. Que o único crime que cometeram foi amar incondicionalmente os donos, sem nunca pedir meças ou justificações e que acabaram numa berma da estrada à beira da morte ou que simplesmente já não se encontram neste mundo. Pensei em todos aqueles animais que apenas desejam que uma menina como esta, que tenha o coração puro e cheio de amor, lhes proporcione um sítio a que possam chamar de lar, sem receio de que cheguem as próximas férias e os tratem como lixo.
Ao longo da minha vida, tive inúmeros animais. Cães e gatos principalmente. Nunca um deles foi adquirido por meios monetários. Dediquei 16 anos da minha vida a um cão que mataram por envenenamento e este ano perdi o meu gato por velhice. E chorei mais por eles do que alguma vez o farei por muitos seres humanos.
Tenho o privilégio de conhecer pessoas de bom coração. Que recebem nos seus lares animais menos afortunados a quem a vida já atirou demasiadas pedras no seu caminho. Uma dessas pessoas tem 8 cães a seu cargo. Todos haviam sido abandonados.
E cada um deles vale mais do que 850€. Eles sabem isso. Sabem que são inestimáveis E que não há cartão multibanco neste mundo que algum dia mude isso.